Dicas para usar saltos do jeito certo. Sabemos que o salto alto tem muitas contra-indicações médicas relativas à saúde da coluna e de muitos outros ossos, por isso ele só é indicado para ocasiões especiais, não para seu uso contínuo no dia-a-dia.
Muitas não estão nem ai para isso, então, como dos males, o menor, contamos hoje como minimizar o impacto do salto na saúde de nossos ossos e músculos.
Dicas:
– Evite o uso se ainda não passou por toda a fase de crescimento e se for a primeira vez que os usa escolha um que tenha tiras nos tornozelos, dão maior estabilidade. Prefira sempre os saltos menores e mais largos.
– Escolha sapatos do seu tamanho, nem maior, nem menor.
– Quando caminhar mantenha uma postura erguida e relaxada, movimentando o corpo naturalmente. de qualquer jeito, caminhe o menos possível e o mesmo com ficar de pé.
– As pernas têm que estar o mais juntas possível, retas e paralelas sem flexionar os joelhos mais do habitual. Tente que o peso do corpo caia sobre toda a planta do pé.
– Há saltos que são largos só horizontalmente e que de perfil dão a impressão de ser fininhos, eles dão muita estabilidade e ao mesmo tempo são delicados.
– De vez em quando, discretamente, estique as pernas levantando empurrando os calcanhares para frente, mas apoiando eles no chão.